O que é um Implante Dentário

Hoje, o método preferido de substituição dos dentes é o implante dentário.

Se necessita de reabilitar um único dente ou vários dentes, os implantes dentários são uma solução permanente que permitirá você sorrir de novo, rir e disfrutar dos seus alimentos favoritos com confiança. Os implantes dentários são uns tipos de “parafusos” especiais, feitos essencialmente de titânio e que se colocam nos maxilares para servirem de uma base firme para um novo dente (ou sobredentadura) e se assemelha e sente como um dente natural.

Implante Dentário

– O método preferido de substituição dos dentes
Hoje, o método preferido de substituição dos dentes é o implante dentário. Substituem as raízes dos dentes em falta e formam uma base estável para os dentes de substituição, os quais se parecem, se sentem e funcionam como dentes naturais. Os implantes dentários também ajudam a preservar o osso circundante, fornecendo a estimulação anteriormente fornecida pelas raízes do dente natural.
Os implantes dentários são semelhantes aos dentes, pois eles imitam a forma das raízes dos dentes naturais. Podem ser usados para suportar dentes individuais ou para ajudar a ancorar próteses removíveis (sobredentaduras).

Sobredentadura

Usando apenas anestésico local, os implantes são colocados cirurgicamente sob a gengiva e no osso. O período de cicatrização varia dependendo da localização e da saúde do osso. Pode ser tão pouco quanto 6 semanas ou até quatro meses. Alguma forma de temporização estética é sempre colocada em áreas visíveis. Uma vez que o implante é biologicamente ligado ao osso, um pilar (abutment) é aparafusado ao implante. O pilar torna-se a extensão ao qual está ligado uma coroa.
Os implantes são feitos de um material biocompatível chamado titânio e uma vantagem dos implantes é que eles estimulam o crescimento ósseo, e assim, previnem a perda óssea futura. O osso que desaparece quando um dente é removido só pode ser substituído por um enxerto ósseo.

– Quais são as vantagens de escolher implantes dentários em vez de uma ponte fixa sobre dentes ou uma prótese removível?

– Manter a anatomia: Se tem dentes perdidos, o osso começa a diminuir ao longo do tempo. A perda de osso pode mudar a sua estrutura facial. Os implantes dentários ajudam a evitar isso para que o seu rosto mantenha a sua forma natural.
– Manter os seus dentes saudáveis: Uma alternativa melhor a longo prazo para a ponte, são os implantes dentários, pois estes eliminam a necessidade de desgastar os seus dentes saudáveis para suster a ponte. Com o implante, os seus próprios dentes naturais não são comprometidos.
– Segurança: Os implantes dentários firmemente ancorados, não deslizam nem se movem. Isso elimina alguns dos principais problemas das próteses removíveis, incluindo o ajuste que por vezes tem que se fazer, como a irritação da que originam na gengiva. O resultado é um conforto superior, confiabilidade e liberdade de constrangimentos.

A taxa de sucesso dos implantes dentários é altamente previsível, e portanto, são considerados uma excelente opção para a substituição de dentes.

 

Muitas vezes, tanto fraturas, como canais obstruídos e outras condições podem impedir a conclusão bem-sucedida do tratamento do canal radicular (desvitalização). Felizmente, se isso for antecipado, é possível remover o dente e colocar um implante a substituir a sua raiz.

Hashtags usadas nas redes sociais:

#clinicadentariailhavense #cdilhavense #cdi #importamonoscomoseusoriso
#pedrogalante #drpedrogalante
#sorriso #dentista
#ilhavo #aveiro #portugal