PRÓTESE DENTÁRIA

A perda de dentes pode ter causas variadas, entre elas cáries, traumatismos e doenças gengivais, sendo esta última a principal causa.

Removíveis, fixas sobre dentes, fixas e removíveis sobre implantes

A

perda de dentes pode ter causas variadas, entre elas cáries, traumatismos e doenças gengivais, sendo esta última a principal causa. Geralmente, o paciente procura tratamento quando a estética está comprometida. A ausência de um dente vai além dessa questão, pois representa comprometimento da integridade do sistema mastigatório.

Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes, tendem a mover-se para o espaço livre, provocando todo o tipo de desequilíbrio nas arcadas dentárias. Para restaurar as funções mastigatórias, estética e fonética e minimizar estes efeitos, fazem-se as chamadas próteses dentárias.

Prótese sobre implantes

A perda permanente de dentes tem efeitos graves na autoestima, saúde e qualidade de vida. Infelizmente, as próteses removíveis estão muitas vezes limitadas pelas condições do osso subjacente, que sofre reabsorção após a perda dos dentes. Nestas condições, as próteses removíveis não têm retenção e como tal deslocam-se durante a mastigação. A retenção necessária pode ser proporcionada pela colocação de implantes para reter as próteses removíveis impedindo o movimento, sem ser necessária a utilização de pastas adesivas. Em geral, estas próteses são menos volumosas e apresentam a aparência e o conforto dos dentes naturais.

As coroas são um tipo de restauração que se conecta ao implante ou que cobre o dente. A coroa restaura a aparência e função dos dentes cariados, fraturados ou desvitalizados, proporcionando uma sensação e estética semelhantes aos seus dentes. A ponte substitui os dentes ausentes e é sustentada pelos dentes ou implantes adjacentes ao espaço livre. As coroas e as pontes devem ser tratadas como dentes naturais, visto que podem surgir cáries na estrutura dentária remanescente e como tal é muito importante escovar regularmente, utilizar o fio dentário e aplicar flúor. Inlays, onlays e overlays são peças cimentadas ao dente para substituir a área afetada do dente. São cada vez mais frequentes pela sua dureza e estética já que a cor corresponde à cor natural dos seus dentes, proporcionando uma estética impercetível.

As próteses removíveis podem ser totais ou parciais consoante o número de dentes ausentes. As próteses totais são sustentadas pelas gengivas ou por implantes dentários. No caso das próteses parciais, o suporte é dado pelas gengivas e pelos dentes adjacentes. Em ambos os casos, a forma e a cor dos dentes são escolhidos de acordo com as suas feições faciais individuais, sendo possível integrar elementos característicos dos seus dentes naturais. Têm como principal objetivo a reposição da mastigação e da estética quer nos sectores anteriores quer nos sectores posteriores. As próteses removíveis também requerem a sua atenção, devendo ser limpas diariamente com produtos específicos para limpeza de próteses de forma a evitar o mau hálito, infeções fúngicas, irritação e inflamação gengival e consequente perda óssea. Eventualmente, as suas próteses poderão necessitar de ser ajustadas para evitar que se desloquem durante a fala e a mastigação.

Ficou com curiosidade? Assista aos nossos vídeos no nosso canal do YouTube da Clínica Dentária Ilhavense.

Ver Youtube
Endodontia
Endodontia
Ortodontia
Dentisteria
Periodontologia
Cirurgia Oral
Odontopediatria
Medicina Dentária Preventiva

Preparado para sorrir?

Marcação de Consultas