Alinhadores transparentes e estéticos – o futuro já começou…

A ORTODONTIA MUDOU! MUDANÇA DE PARADIGMA

A tecnologia de alinhadores invisíveis é o que existe de mais moderno em termos de ortodontia na atualidade.
A movimentação dos dentes ocorre de uma forma agradável para o paciente, sem necessidade de reajustes e sem idas de emergência ao dentista para reparo de bráquetes tradicionais e/ou fios metálicos danificados com o seu uso. O tempo de tratamento pode ser até 50% mais curto que os tratamentos com aparelhos convencionais. São altamente confortáveis pelo facto de serem todos feitos sob medida. Permitem também 75% de previsibilidade do alinhamento dos dentes, índice muito superior se comparado a outros tratamentos. O facto de serem removíveis proporciona um maior conforto na hora das refeições e facilita a higienização. E o melhor disto tudo é o facto de serem praticamente impercetíveis.

Os alinhadores são dispositivos visualmente semelhantes às goteiras utilizadas no branqueamento dentário. Contudo, apresentam diferenças em relação ao material com que são fabricados. Eles têm aspeto mais firme, para que se adaptem perfeitamente à boca do paciente, realizando os movimentos dentários para que foram planeados previamente através de softwares informáticos especialmente desenvolvidos para tal. Além disso, o paciente poderá visualizar como será o resultado final do tratamento, através de uma simulação 3D computorizada da sua própria boca, além de se ficar a saber qual o tempo previsto para o tratamento. É nesta avaliação que o médico dentista ou ortodontista, identifica se o caso é indicado ou não para o tratamento com alinhadores dentários.
Com esta metodologia, os pacientes recebem um certo número de alinhadores plásticos que são removíveis, transparentes e feitos para se ajustarem nas suas bocas. Eles são muito fáceis de usar. Para os colocar, devem ser ajustados nos dentes, aplicando um pouco de pressão com os dedos para os adaptar corretamente. Dependendo das características de cada paciente, a troca de alinhadores para um novo conjunto é feita aproximadamente a cada duas ou três semanas até que o tratamento seja concluído. Desta forma, os dentes estarão em movimento contínuo na direção desejada.

Como funcionam os alinhadores invisíveis?
O tratamento inicia-se com a avaliação do médico dentista ou ortodontista, bem como com a obtenção de moldagens, scaneamentos, fotografias e radiografias das arcadas dentárias do paciente. Todo este material é enviado para a empresa dos alinhadores para que seja criado um plano de tratamento informatizado com modelos em 3D para cada etapa. Após a aprovação do plano de tratamento pelo médico dentista ou ortodontista, os modelos são utilizados para a confeção dos alinhadores para cada etapa do tratamento.

Como saber se pode usar os alinhadores invisíveis?
Eles estão indicados para o tratamento da má oclusão em pessoas com dentição permanente completa, em qualquer idade. Assim, tais alinhadores podem ser utilizados por pacientes que apresentem mordida cruzada, mordida topo-a-topo, sobremordida, apinhamentos dentários, diastemas (espaços entre dentes), mordida aberta, desvio da linha média, mordida profunda e outros desalinhamentos dentários.

Quais são os benefícios/vantagens do uso de alinhadores invisíveis?
Os alinhadores têm vários benefícios em relação aos dispositivos tradicionais. Para começar, eles são virtualmente invisíveis, o que faz com que a maioria das pessoas não note que os está a usar.
Além disso, são removíveis, permitindo que se possam retirar da boca para comer, beber, escovar os dentes, usar o fio dentário ou para ocasiões especiais. Assim, e uma vez que estes alinhadores permitem uma melhor limpeza dos dentes, os mesmos ajudam a prevenir a cárie dentária de uma forma mais eficaz.
Se com os aparelhos tradicionais tem que se evitar certos alimentos, como por exemplo pão estaladiço, com os alinhadores invisíveis não haverá restrições na sua dieta, pois o paciente pode removê-los quando for comer e voltar a colocá-los quando acabar.
Outra grande vantagem é que este tipo de aparelho ortodôntico proporciona um tratamento com uma durabilidade de 30 a 50% mais rápido que os aparelhos tradicionais. Derivado à simulação informática do tratamento, consegue-se dar ao paciente uma estimativa do tempo que demorará o mesmo, o qual varia de pessoa para pessoa.

E quais as desvantagens do uso destes alinhadores invisíveis?
Por ser um aparelho removível, o resultado depende do tempo de uso necessário para a correção, sendo recomendado a sua utilização durante 22 horas por dia, ou seja, apenas se removem durante as refeições e na ingestão de bebidas quentes.
Outra desvantagem considerada relativa é o seu custo, o qual dependerá da complexidade do tratamento e da quantidade de etapas e alinhadores necessários para a correção dentária, pelo que, será muito importante a necessidade de uma avaliação criteriosa e individual. Contudo, esse custo é diluído ao longo do tempo de tratamento.

Tudo o que o faz sorrir, tudo o que lhe traz alegria, não deixe que os seus dentes lhe impeçam de nada. Pergunte ao seu dentista se os alinhadores invisíveis são o tratamento adequado para si, e comece a sorrir com confiança.

Hashtags das redes sociais:

#ClinicaDentariaIlhavense #cdilhavense #CDI #ImportamonosComOSeuSorriso
#PedroGalante #DrPedroGalante
#sorriso #dentista
#Ílhavo #Aveiro #Portugal