ENDODONTIA

Conhecida também por desvitalização, a Endodontia é a especialidade que atua nos problemas relacionados com a polpa dentária.

Desvitalizações, re-tratamentos, cirurgia endodôntica

É

conhecida também por desvitalização, a Endodontia é a especialidade que atua nos problemas relacionados com a polpa dentária (também conhecida por nervo) e áreas peri-radiculares. Este tratamento tem como objetivo a remoção e desinfeção do espaço ocupado pela polpa dentária e seu preenchimento tridimensional com material asséptico. A percentagem de êxito desta terapia é muito alta (96%, quando efetuada adequadamente).

Contudo, não há garantia de sucesso para este procedimento, pois depende, entre outras coisas como a resposta de cicatrização do paciente. É a área que também se ocupa pelos retratamentos endodônticos, ou seja: o retratamento de canais deve ser sempre a primeira opção terapêutica para salvar um dente onde o tratamento de canais prévio fracassou. Consiste na remoção do conteúdo presente nos canais, com o objetivo de alcançar uma nova desinfeção e conformação da área, para posteriormente se proceder a um novo selamento.

Deste modo, em grande parte dos casos é possível corrigir a causa do fracasso inicial e criar condições que permitam recuperar a saúde do dente. Pode-se também recorrer à cirurgia endodôntica (cirurgia periapical) para solução de problemas nas zonas peri-radiculares vindas da polpa dentária e que não se conseguiu corrigir com um retratamento de canais ou quando é contraindicada a realização de outro procedimento endodôntico.

Ficou com curiosidade? Assista aos nossos vídeos no nosso canal do YouTube da Clínica Dentária Ilhavense.

Ver Youtube
Endodontia
Prótese Dentária
Ortodontia
Dentisteria
Periodontologia
Cirurgia Oral
Odontopediatria
Medicina Dentária Preventiva

Preparado para sorrir?

Marcação de Consultas