ORTODONTIA

Trata as más oclusões dentárias.

Aparelhos dentários que corrigem o alinhamento dos dentes

A

Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária relacionada com o estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, das disfunções dento-faciais.

Dentes desalinhados, demasiadamente protruídos (dentes para frente) ou retraídos (dentes para trás) podem, além de prejudicar a autoestima do paciente, favorecer o aparecimento de diversos problemas, como cáries, doenças gengivais ou dificuldades de mastigar. O tratamento ortodôntico pode resolver esses problemas, estabelecendo um melhor equilíbrio entre os dentes, os lábios e a face, e, principalmente, restabelecendo a função normal dos dentes em movimento.

Nas crianças e adolescentes, as discrepâncias das bases ósseas podem ser tratadas com aparelhos fixos ou em alguns casos ortopédicos. Nos adultos, além dos aparelhos fixos pode ser indicada a cirurgia ortognática.

No entanto, existe solução para qualquer tipo de má oclusão em qualquer faixa etária. Dentes perfeitamente alinhados sofrem menos desgaste oclusal, facilitam a higiene oral e mantêm as gengivas saudáveis prevenindo o aparecimento de cáries ou problemas periodontais.

É recomendável realizar a primeira avaliação de ortodontia a partir dos 6 anos, a não ser que o pediatra ou o dentista recomendem mais cedo.

Ficou com curiosidade? Assista aos nossos vídeos no nosso canal do YouTube da Clínica Dentária Ilhavense.

Ver Youtube
Endodontia
Ortodontia
Prótese Dentária
Dentisteria
Periodontologia
Cirurgia Oral
Odontopediatria
Medicina Dentária Preventiva

Preparado para sorrir?

Marcação de Consultas