ODONTOPEDIATRIA

Consultas em idade precoce são sempre importantes.

Crianças e problemas dentários

A

odontopediatria é o ramo da medicina dentária que cuida da saúde oral das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que os adultos têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças.

A primeira visita do seu filho deve ser a partir dos 3 anos, tornando-se uma rotina de 6 em 6 meses. É uma consulta rápida, sem tratamentos invasivos (destartarização e aplicação tópica de flúor) para que a criança estabeleça uma relação de confiança com o dentista. Durante a primeira consulta, examinam-se os dentes e gengivas da criança e se estão presentes hábitos adversos como a sucção digital.

É importante que as crianças aprendam a escovar os dentes corretamente com a supervisão dos pais para evitar gengivite, acumulação de tártaro e o aparecimento de cáries. Para isso, é necessário limitar o consumo de açúcares, optar por refeições saudáveis em vez de alimentos pegajosos e escovar regularmente durante 2 minutos. Se a criança tiver prevalência de cáries, são recomendados elixires e dentífricos com maior percentagem de flúor.

A aplicação de selantes é uma medida preventiva para proteger os dentes dos seus filhos. Os selantes atuam como uma barreira física protegendo os dentes do aparecimento de cáries, uma vez que impedem que pequenas partículas de comida e bactérias se acumulem nas fissuras dos dentes posteriores.

Não descure a saúde oral dos seus filhos. Os dentes decíduos (de leite) são fundamentais na mastigação e dicção além de manterem o espaço para os dentes definitivos.

Ficou com curiosidade? Assista aos nossos vídeos no nosso canal do YouTube da Clínica Dentária Ilhavense.

Ver Youtube
Endodontia
Endodontia
Prótese Dentária
Ortodontia
Dentisteria
Periodontologia
Cirurgia Oral
Medicina Dentária Preventiva

Preparado para sorrir?

Marcação de Consultas