É um Implante para Mim?
Se estiver saudável o suficiente para extrair um dente, também estará saudável o suficiente para receber implantes dentários.
– Quem é a pessoa candidata a implantes dentários?
Qualquer pessoa em que tenha perdido um ou mais dentes devido a lesão ou doença é candidata a receber implantes dentários. Se um, alguns ou todos os dentes estão em falta, os implantes dentários em conjunto com uma coroa ou prótese fixa sobre implantes podem substituir os dentes.
Ocasionalmente, os pacientes mais velhos expressam preocupação de que na sua idade podem estar impedidos de desfrutar dos benefícios que os implantes dentários oferecem. No entanto, a saúde é um fator mais determinante do que a própria idade. Uma avaliação cuidadosa do histórico de saúde dentária e médica deve ser feita para determinar se pode extrair um dente de forma segura. Assim sendo, se estiver saudável o suficiente para extrair um dente, também estará saudável o suficiente para receber implantes dentários.
– Como funcionam os implantes dentários?
A “réplica de raiz”, ou seja o dispositivo de titânio que é o implante, é inserido num orifício criado na mandíbula ou maxila por instrumentos de precisão que controlam o calor, velocidade e qualquer variável que poderá afetar um resultado bem-sucedido. Após a osteointegração (quando o osso circundante se liga ao implante), um dente de substituição pode se acoplar à parte superior do implante. Este dente novo sente-se e parece-se como os seus dentes naturais.
– Existe alguma dor ou desconforto envolvidos?
A maioria dos pacientes relatam muito pouco desconforto e que estavam muito mais confortáveis após o procedimento do que eles anteciparam. A anestesia do paciente é usada para eliminar qualquer desconforto durante o procedimento. A medicação ajuda a eliminar qualquer tipo de dor após o procedimento.
– Como vou beneficiar de implantes dentários?
Os benefícios do tratamento de implantes incluem: a aparência, a capacidade melhorada de mastigar e desfrutar dos seus alimentos, e muitas vezes na proteção dos seus dentes remanescentes e do osso circundante. Os implantes dentários oferecem muitos benefícios nunca antes disponíveis para o tratamento de dentes em falta. Em suma, funcionam como os seus dentes naturais.
– Quanto tempo dura o tratamento?
O tempo de tratamento irá variar de cada situação específica. Hoje em dia, é possível obter um bom funcionamento e estética poucos dias após a cirurgia. Em alguns casos, pode ser necessário esperar mais tempo antes de terminar a reabilitação, a fim de obter um resultado ideal.
– O que está envolvido no procedimento de implante?
O processo de implante dentário envolve várias etapas que ocorrem ao longo de um período de tempo que pode ir até aos 6 meses. O processo típico incluirá:
– Consulta pré-tratamento: Após uma cuidadosa avaliação da sua história dentária e médica, será determinado se é um bom candidato para implantes dentários. Caso seja, terá então uma consulta completa antes que seu tratamento comece e alguns exames complementares são necessários obter.
– Colocação inicial do implante: será colocado o implante dentário no seu maxilar enquanto estiver sob anestesia local. Ao longo dos próximos meses, o osso vai cicatrizar na superfície do implante, ancorando-o na sua posição.
– Ligação protética do implante: Durante esta fase, coloca-se sem esforço um componente de transferência ligado implante. Uma impressão é obtida, e passado alguns dias, uma coroa implanto-suportada será produzida para uma reabilitação natural.
– Manutenção adequada: Será orientado sobre o cuidado e manutenção adequados dos seus novos implantes antes, durante e após o procedimento. Seguindo uma higiene regular e cuidadosa, mais consultas de controlo regulares, os seus implantes vão funcionar e estar saudáveis durante muitos anos.
– Será que eu nunca estarei com os meus dentes?
Isso depende da sua situação. A maioria dos pacientes pode deixar o consultório usando algum tipo de prótese temporária.
– Quanto vai custar?
O valor para a substituição dos dentes com implantes dentários dependerá de vários fatores: número de dentes a ser substituídos e o número de implantes necessários para suportar os dentes de substituição. É importante saber que não precisa necessariamente de um implante para cada raiz ausente.
Nalgumas situações, alguns procedimentos adicionais podem ser necessários antes ou durante a colocação dos seus implantes dentários para garantir a saúde a longo prazo dos mesmos. Para obter uma estimativa do valor, é necessário fazer a consulta inicial para se examinar a sua boca e se obter os exames complementares necessários.
Após o exame de diagnóstico será recomendado o tratamento que é melhor para si e qual o investimento necessário para o procedimento.
– Quanto tempo demoram os implantes?
Os implantes dentários modernos têm sido mantidos em boca (em casos individuais) há mais de vinte anos. Um implante requer cuidados contínuos após a colocação. Isso inclui o cuidado domiciliar do paciente e manutenção profissional. A vida do implante varia com os fatores de saúde do paciente (diabetes, HIV, doença óssea metabólica), hábitos do paciente (tabagismo, higiene bucal) e sobrecarga estrutural.
É impossível prever exatamente quanto tempo um implante vai durar, portanto, é impossível prever ou garantir o sucesso. Se um implante falhar pode ser substituído, no entanto a prótese (sobredentadura / coroas) terão de ser refeitos. Não é raro ter taxas de sucesso superiores a 95% dos implantes dentários.
– É importante cuidar dos implantes após o término do tratamento?
Sim! A manutenção dos implantes ajudará a assegurar o sucesso a longo prazo do seu tratamento. Você será responsável pela remoção diária da placa, que pode ser realizada através da escovagem e passagem de fio dentário em torno da sua reabilitação. Deverá visitar o seu dentista pelo menos uma vez por ano para consultas de manutenção.
Artigos Relacionados:
O que é um implante dentário
Procedimento do Implante Dentário
Implantes dentários múltiplos
Hashtags usadas nas redes sociais:
#clinicadentariailhavense #cdilhavense #cdi #importamonoscomoseusoriso
#pedrogalante #drpedrogalante
#sorriso #dentista
#ilhavo #aveiro #portugal