Guia de dor dentária para o paciente

Alguns destes sinais e sintomas pode sentir numa dor na cavidade oral e estruturas vizinhas.

Dor nos dentes

Sintoma: Sensibilidade momentânea a comidas frias e quentes

Possível problema: Se o desconforto dura apenas alguns momentos, a sensibilidade a alimentos quentes e frios geralmente não é um problema. A sensibilidade pode ser causada por uma restauração solta ou por recessão gengival que expõe pequenas áreas da superfície radicular do dente.
O que fazer: Tente usar dentífricos feitos especificamente para dentes sensíveis. Escove os dentes com uma escova macia durante 2 ou 3 minutos e deixe um pouco de pasta nas zonas expostas das superfícies radiculares. Se isso não for bem-sucedido em aliviar o seu desconforto, consulte o seu dentista para obter ajuda adicional.

 

Sintoma: Sensibilidade a comidas frias e quentes depois de tratamento dentário

Possível problema: O tratamento dentário pode inflamar a polpa ou os nervos, dentro do dente, causando uma sensibilidade provisória.
O que fazer: Aguarde entre quatro a seis semanas. Se a dor persistir ou piorar, consulte o seu dentista, pois pode necessitar de tratamento adicional.

 

Sintoma: Dores acentuadas ao mastigar alimentos

Possível problema: Existem várias causas possíveis deste tipo de dor: cavidade de cárie, restauração dentária solta, ou uma fratura no dente. Pode haver danos no tecido pulpar dentro do dente.
O que fazer: Consulte um dentista para uma avaliação. Se o problema for danos no tecido pulpar, o seu dentista pode sugerir a necessidade de tratamento endodôntico.

 

Sintoma: Dor persistente após comer alimentos quentes ou frios.

Possível problema: Isto sugere que a polpa foi danificada por cárie profunda ou trauma físico.
O que fazer: Necessita de tratamento endodôntico, sem dúvida.

 

Sintoma: Dor e pressão constantes e severas, inchaço da gengiva e sensibilidade ao toque

Possível problema: Um dente pode ter abcesso, ou seja o osso circundante ao dente está inflamado e infecionado.
O que fazer: Consulte o seu dentista para uma avaliação e tratamento de alívio de dor para salvar o dente. No entanto, é aconselhável fazer medicação coadjuvante para a infeção e dor desde que não haja alergias ou restrições por parte do paciente.

 

Sintoma: Dor e pressão generalizada nos dentes superiores e inferiores ao mesmo tempo

Possível problema: O hábito de ranger os dentes, conhecido por bruxismo, pode causar este tipo de dor. Também existem cefaleias ou problemas dos seios peri-nasais que podem irradiar a dor para os dentes.
O que fazer: Para cefaleia, deve tomar a medicação própria, mas se o problema for o bruxismo, consulte o seu dentista. No entanto, se a dor é grave e crónica (dura já há muitos dias), consulte o seu médico ou um endodontista para avaliação.

 

Sintoma: Dor crónica na cabeça, pescoço ou ouvido

Possível problema: Por vezes, os dentes com a polpa danificada podem causar dor em outras partes da cabeça e pescoço. No entanto, outros problemas dentários ou médicos podem ser responsáveis.
O que fazer: Consulte o seu dentista para uma avaliação. Se o problema não está relacionado com o dente, eles irão encaminhá-lo a um especialista dentário ou médico.