Síndrome de dente Fissurado e Fratura Vertical da Raiz

Existem muitos diferentes tipos de dentes fissurados. Se a fissura não for tratada pode evoluir para fratura.

Diferentes tipos de Fissura e Fratura dos dentes:

– Dentes fissurados e síndrome do dente fissurado

O que é um dente fissurado? Existem muitos diferentes tipos de dentes fissurados. O tratamento e o prognóstico dependem do tipo, localização e extensão da fissura. “Síndrome de Dente Fissurado” é o nome dado ao complexo e muitas vezes bizarro conjunto de sintomas que acompanham os dentes com diferentes tipos de fissuras.

Vamos examinar os tipos de problemas associados a isto:

– Linhas de Fissura:

Linhas de fissura são fissuras minúsculas e superficiais que afetam o esmalte do dente. São extremamente comuns e geralmente não requerem tratamento a menos que para fins cosméticos.

Linhas de fissura

– Fraturas de cúspide:

Quando a parte pontiaguda de um dente (conhecida como a cúspide) torna-se enfraquecida, uma fratura às vezes acontece. A mastigação pode provocar o movimento das porções fraturadas. Isto é observado mais frequentemente quando morde algo mais duro. Muitos pacientes dizem que quando mastigam, têm que o fazer num “ponto certo” para causar essa sensação mais nítida. Esta porção enfraquecida pode quebrar ou ser removido pelo dentista e restaurado. Se a fratura não envolve as camadas mais profundas do dente ou da polpa, o tratamento endodôntico pode não ser necessário. Uma restauração, um onlay ou uma coroa são usados frequentemente para restaurar fraturas da cúspide.

Cúspide Fraturada

– Dente fissurado
Quando uma fissura se estende verticalmente a partir da superfície de mastigação em direção à raiz, isso é conhecido como um dente fissurado, sendo que esta pode estender-se à raiz. Um dente fissurado, não significa que está separado em duas peças mas, por causa da profundidade da fissura, danos na polpa dentária é comum.

A desvitalização é frequentemente necessária para tratar a polpa lesada e permitir a reconstrução do dente. Deve-se preferencialmente colocar uma coroa, pois ela vais atuar de forma a unir as duas metades juntas e evitar a migração e aumento da linha de fratura.

Dente Fissurado

O diagnóstico precoce é importante. Iluminação de alta potência, ampliação e testes especiais de mordida podem ser usados para localizar a fenda. Às vezes é difícil determinar a extensão da fissura, especialmente quando ocorre sob uma restauração ou uma coroa. Um dente fissurado que não seja tratado vai piorar progressivamente e pode chegar a atingir a raiz, em que o resultado é a perda do dente.

Prognóstico.

– Quais são as hipóteses de sucesso num tratamento de um dente fissurado?

Dentes fraturados ou fissurados têm rácios altamente variáveis de sucesso. A verdadeira questão quando se considera fazer uma desvitalização ou extração é: “Até que ponto a fissura se estende?” Existem vários fatores que irão influenciar a duração do seu dente se manter em boca. Um exame minucioso da fissura com um microscópio operatório de alta potência permitirá avaliar a extensão da fissura e discutir o prognóstico antes de iniciar o tratamento.

 

Porque é que uma Desvitalização aparentemente bem-sucedida, por vezes falha?

– Dente Fraturado

Se a fissura não for tratada, a fenda pode estender-se em sentido descendente para a superfície da raiz. O dente fraturado é identificado por uma fenda com segmentos distintos que podem ser separados, em que um deles apresenta muita mobilidade. Neste caso, o dente tem de ser extraído.

Dente Fraturado

– Fratura Vertical da Raiz
Fissuras que começam na raiz do dente e se estendem em direção à superfície de mastigação são chamadas de Fraturas Verticais da Raiz. Elas podem mostrar sinais e sintomas mínimos e podem passar despercebidas por um longo período de tempo. São frequentemente descobertas quando o osso circundante se perde ou apresentam uma infeção. Normalmente a extração é indicada, mas às vezes o dente pode ser conservado removendo cirurgicamente a parte fraturada da raiz.
Estas fraturas são muitas vezes apenas visíveis quando a área é explorada cirurgicamente. Se necessário, serão discutidos métodos alternativos de substituição do dente perdido.

Fratura Vertical da Raiz