Endodontia – O que é?

Quando estes tecidos ou os que rodeiam o dente ficam doentes ou são danificados por cárie ou trauma, o tratamento endodôntico é o que permite salvar o dente na cavidade oral

“Endodontia é a ciência médica, na esfera da dentária, que lida com os tecidos internos do dente, da sua patologia e do seu tratamento. Quando estes tecidos ou os que rodeiam o dente ficam doentes ou são danificados por cárie ou trauma, o tratamento endodôntico é o que permite salvar o dente na cavidade oral” (AAE – American Association of Endodontics).

Endodontia Casos

Um endodontista é uma pessoa que executa desvitalizações, ou seja, ele prepara os canais do dente, desinfeta-os das bactérias e obtura-os com material biocompatível. Na prática, os dentes que precisam deste tipo de terapia, são por exemplo aqueles dentes que o mantiveram acordado a noite toda. Apresentam uma patologia chamada de “pulpite” – inflamação do tecido pulpar, ou apresentam um abcesso ou fístulas. Também podem ser dentes que radiograficamente apresentam um quisto ou um granuloma.

Nos últimos anos tem havido uma revolução completa no campo da Endodontia, onde os dentes que no passado costumavam ser extraídos, hoje podem ser facilmente tratados com terapia conservadora. Entre as várias inovações, o microscópio operatório merece uma posição privilegiada neste tratamento.

Microscopio

Com este instrumento é possível realizar tratamentos endodônticos com graus de precisão que são simplesmente impensáveis a olho nu. Estes tratamentos tornam-se assim extremamente precisos e o risco de complicações pós-operatórias são praticamente inexistentes.