Avulsão Dentária Traumática

Como consequência de um acidente de carro ou trauma durante jogos e desporto, um dente intacto pode literalmente sofrer um traumatismo e sair do seu lugar natural, o alvéolo. A intervenção rápida e precisa permite que este dente seja reimplantado.

O dente que saltou do alvéolo, deve ser imediatamente localizado, segurado delicadamente pela sua coroa (não pelas raízes) e depois lavado com água. É essencial evitar o uso de sabão ou desinfetantes, ou, pior ainda, esfregar vigorosamente a raiz enquanto tenta limpá-lo. Cada uma dessas ações pode danificar irreversivelmente as células vivas presentes na superfície da raiz.Quando possível, o dente deve ser imediatamente colocado no seu encaixe (alvéolo), mantendo-o nessa posição enquanto vai ao dentista o mais rapidamente possível, que obviamente deve ser avisado por telefone, para que ele possa adequadamente preparar-se para tratar a emergência.

Um método alternativo para o transporte do dente avulsionado para o dentista é mantê-lo na sua boca, perto das suas bochechas, ou mantê-lo num recipiente com água ou ainda melhor, leite ou soro fisiológico.O dentista é capaz de colocar o dente de volta na sua boca e fixá-lo aos dentes vizinhos.No entanto, este tratamento será capaz de permanecer o seu dente no lugar por alguns anos e só raramente vai durar para sempre.

Na maioria das vezes ocorre reabsorção da raiz, a qual será substituída por osso em 4-5 anos. No entanto, mesmo apenas alguns anos de permanência na boca justifica a utilização deste tratamento. É necessário sublinhar que o fator crítico que determina o sucesso da reimplantação, é a quantidade de tempo que o dente esteve fora do seu alvéolo, juntamente com a forma como ele foi mantido após o trauma.A ação rápida de limpeza delicada, conservação em um ambiente húmido e uma rápida reimplantação pode oferecer alta possibilidade de sucesso. O dente não deve ficar fora da boca por mais de 30 minutos e deve, se possível, nunca ser mantido em condições secas.

 

Tratamento Clínico efetuado por Dr. Pedro Galante na Clínica Dentária Ilhavense no âmbito do mestrado de Endodontia da Universitat Internacional de Catalunya.

– Barcelona 2008.

Hashtags nas redes sociais:

#ClinicaDentariaIlhavense #cdilhavense #CDI #ImportamonosComOSeuSorriso
#PedroGalante #DrPedroGalante
#sorriso #dentista
#Ílhavo #Aveiro #Portugal