Controlo da Infeção no Consultório Dentário
Cuidados que se têm no consultório dentário
– Precauções universais
Precauções universais são sempre usadas entre cada paciente no consultório, sendo isto as bases da prática de controlo da infeção cruzada entre pacientes. Precauções universais significam que o dentista trata cada paciente da mesma maneira, usando os mesmos métodos. As luvas são recomendadas para todos os procedimentos dentários que podem envolver sangue e/ou saliva contaminados. Depois de cada paciente, as luvas são descartadas e as mãos são lavadas corretamente antes de um novo par de luvas ser colocado. Em todos os procedimentos é usada uma máscara facial e óculos de proteção quando necessário.

– Técnicas de Esterilização
Uma variedade de instrumentos são usados no tratamento dentário. Se o procedimento é uma limpeza e polimento, ou uma desvitalização, as diretrizes de controlo da infeção afirmam que cada instrumento tem de sofrer um processo de esterilização após cada paciente. Estas orientações aplicam-se a todos os instrumentos, com exceção de alguns instrumentos que são eliminados após uma única utilização. Depois que o dentista terminar o tratamento de um paciente, os instrumentos que eles usaram passam por dois estágios de limpeza e depois por um cuidadoso processo de esterilização antes de serem usados em qualquer outro paciente.
A esterilização é um processo que mata todas as formas de vida, incluindo organismos infeciosos como a Hepatite B e o HIV. Testes regulares do esterilizador (autoclave) são feitos para garantir que os instrumentos estão sendo esterilizados e que todos os organismos infeciosos são mortos. Com estes procedimentos de teste detalhados, dentistas e pacientes podem ter a certeza de que os instrumentos utilizados foram completamente limpos e esterilizados, ou no caso de serem descartáveis, que eles não serão usados mais de uma vez.

– Instrumentos descartáveis
Uma série de instrumentos no consultório dentário são usados em pacientes apenas uma vez e depois descartados. Estes incluem luvas, agulhas e instrumentos cortantes, revestimentos protetores para bandejas de instrumentos e certos instrumentos que não podem resistir a um processo de esterilização. Os instrumentos cortantes são descartados sendo depois colocados num recipiente próprio para evitar ferimentos inadvertidos. Os dentistas têm atenção muito especial a possíveis lesões provocadas por instrumentos cortantes, pois acarretam um risco elevado de possível infeção sendo por isso tratados com muito cuidado.

– Desinfeção de superfícies
A segurança do paciente estende-se à área de tratamento dentário também. A área em que o tratamento ocorre é limpa e desinfetada após cada paciente, e/ou capas descartáveis são usadas para proteger as superfícies de contaminação. Estas capas são substituídas após o tratamento de cada paciente.

Os dentistas sabem os fatos sobre o controle da infeção cruzada no consultório. A nossa profissão estabeleceu diretrizes que todos os dentistas devem seguir para protegê-lo. Sua segurança é uma prioridade para você e o seu dentista.
Hashtags usadas nas redes sociais:
#ClinicaDentariaIlhavense #cdilhavense #CDI #ImportamonosComOSeuSorriso
#PedroGalante #DrPedroGalante
#sorriso #dentista
#Ílhavo #Aveiro #Portugal